O Governo Federal decidiu retirar o regime de urgência do projeto de lei que prevê a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1. A medida permite que outras propostas voltem a ser analisadas no plenário da Câmara dos Deputados.
O texto estava trancando a pauta da Casa desde 30 de maio. Com a retirada da urgência, o projeto perde a prioridade de tramitação e passa a ter mais tempo para negociações entre o governo, o relator e as lideranças partidárias.
A proposta foi encaminhada pelo Executivo em abril e prevê jornada semanal de 40 horas, com dois dias de descanso por semana e sem redução salarial.
O tema também é discutido em outra proposta aprovada pelos deputados em maio e atualmente em análise no Senado. O relator da matéria na Câmara, deputado Leo Prates, deve apresentar parecer durante reunião com os líderes partidários e o presidente da Casa, Hugo Motta.
A retirada da urgência não representa o arquivamento do projeto. A proposta continuará em tramitação, mas sem prioridade sobre as demais votações.