O governador Elmano de Freitas rebateu críticas da oposição e afirmou que o Ceará vive, pela primeira vez em muitos anos, uma redução significativa nos índices de violência. Durante entrevista, Elmano destacou que os homicídios caíram 37% e os roubos apresentaram redução de 40% no estado, resultado que, segundo ele, já começa a ser percebido pela população nas cidades cearenses.
De acordo com o governador, os avanços são fruto de uma série de investimentos realizados pelo Governo do Estado na área da segurança pública. Entre as medidas citadas estão o aumento do efetivo policial, a aquisição de novas viaturas, o fortalecimento do setor de inteligência e a ampliação das ações de combate ao crime organizado em diversas regiões do Ceará.
Elmano também destacou que mais de 5 mil criminosos foram colocados no sistema prisional e que mais de R$ 2 bilhões ligados ao crime organizado foram bloqueados pelas forças de segurança. Além disso, o governador anunciou a convocação de 1.477 policiais militares reformados para reforçar o policiamento, além da chegada de 750 novos policiais civis e mais 100 delegados.
Durante a entrevista, Elmano elevou o tom contra adversários políticos e afirmou que um dos principais nomes da oposição fez parte do grupo governista durante 16 anos sem conseguir reduzir os índices de violência no Ceará. Segundo ele, somente agora os números começaram a apresentar uma queda real e consistente.
O governador reforçou ainda que continuará ampliando os investimentos na segurança pública e afirmou que o objetivo é garantir mais tranquilidade, presença policial e combate firme ao crime em todas as regiões do estado.