Pesquisa PoderData divulgada nesta segunda-feira (8) mostra que 47% dos brasileiros avaliam que a corrupção aumentou durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de continuar sendo a percepção predominante entre os entrevistados, o percentual apresentou recuo de dois pontos em comparação com o levantamento realizado em janeiro, quando 49% afirmavam perceber crescimento da corrupção no país.
Por outro lado, aumentou o número de brasileiros que acreditam que a corrupção diminuiu durante o atual governo. Nesta rodada da pesquisa, 21% dos entrevistados deram essa resposta, contra 18% registrados no levantamento anterior.
Outros 28% consideram que a situação da corrupção no Brasil permaneceu igual desde o início do terceiro mandato de Lula. Já 5% dos participantes não souberam ou preferiram não responder ao questionamento.
Os números mostram que, embora tenha ocorrido uma leve melhora na avaliação em relação à pesquisa anterior, a percepção de aumento da corrupção ainda é compartilhada por quase metade da população brasileira.
O levantamento foi realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho, com a participação de 2.500 pessoas em 166 municípios, distribuídos por todas as unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Por se tratar de uma pesquisa voltada à percepção da população sobre a corrupção, e não de uma sondagem eleitoral sobre intenção de voto, o levantamento não precisa ser registrado no Tribunal Superior Eleitoral.